O famoso esporão de galo ou esporão de calcâneo afeta milhões de pessoas em todo o mundo e ocorre o aumento de uma parte do osso do calcanhar, semelhante a uma “espora”, por isso a nomenclatura. Normalmente o crescimento dessa “ponta de osso” se apresenta no local em que o peso do corpo é descarregado sobre o calcanhar ao tocar no chão.
Causa e Sintomas
Quanto maior for o esporão, poderá gerar ainda mais lesão aos tecidos moles da planta do pé e pode estar associado à outra condição clínica conhecida como fasciite plantar. Tanto a dor causada pelo esporão como pela fasciite plantar podem ser geradas por uma combinação de fatores, dentre eles o uso de sapatos/calçados com solados rígidos, atividades de impacto como corridas, bem como, outro fator importante é o sobrepeso que também favorece ao aumento da pressão sobre os pés. Uma das principais queixas do esporão de calcâneo associado à fasciite plantar está associada a queixa de dor em pontada na planta do pé que ocorre logo pela manhã ao realizar o primeiro toque do pé ao solo. Além disso, o formato dos pés, como o pé plano (pé de pato ou pé chato) e o pé cavo (pé que tem a cava do pé bem elevada) apresentam menor capacidade de adaptação.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é baseado na avaliação clínica associada aos exames de imagens, como as radiografias e tomografia computadorizada para avaliar as estruturas ósseas e ressonância magnética para avaliar com maior precisão as lesões dos tecidos moles.
O tratamento inicial é baseado na reabilitação fisioterapêutica, medicamentos, repouso, uso de palmilhas para diminuir a área de pressão sobre o esporão, entre outros. O processo de reabilitação é realizado de acordo com a fase da lesão, no caso de lesões agudas são realizadas terapias analgésicas e anti-inflamatórias, e no caso de lesões crônicas, serão realizadas abordagens mais enérgicas como a terapia por ondas de choque. O tratamento cirúrgico somente será realizado quando não há sucesso com as medidas mencionadas anteriormente.
Prevenção
O trabalho preventivo é realizado através das seguintes medidas:
– Evitar calçados com solado rígido, ou seja, usar calçados adequados para cada tipo de atividade, seja durante o trabalho ou a prática de atividades de impacto. Um ponto crítico a ser levado em consideração nesses casos, é o conforto e não a estética do calçado;
– Evitar o sobrepeso;
– Realizar exercícios de fortalecimento e alongamento dos músculos dos pés.
VEJA TAMBÉM
PEC do fim da escala 6×1 atinge número necessário de assinaturas; veja quem apoiou o projeto
Piauí tem apenas quatro signatários
PRF registra redução de acidentes e apreensões durante o feriado
Agentes intensificaram o policiamento nas rodovias federais e realizaram diversas ações de fiscalização
Morre apóstolo Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, fundador da Igreja Bola de Neve
Líder religioso conhecido como Apóstolo Rina faleceu após acidente de moto em São Paulo