Política

Quatro projetos importantes para o Estado do Piauí são aprovados pela Assembleia Legislativa

- Atualizada por Redação

O Governo do Estado recebeu a autorização da Assembleia Legislativa, durante a sessão deliberativa desta quarta-feira (21), para conceder subvenção econômica à concessionária Equatorial Piauí Distribuidora de Energia S.A., no valor de até R$ 80.093.676,12. Esse investimento será direcionado para o fortalecimento do sistema elétrico das subestações Ribeiro Gonçalves II e Uruçuí III, que estão localizadas entre os municípios de Ribeiro Gonçalves e Uruçuí, na região do cerrado piauiense.

O objetivo é possibilitar a implantação do Complexo Industrial de Uruçuí. Após a sanção do governador Rafael Fonteles, a Lei permitirá o aporte de recursos para cobrir os custos da aquisição de materiais, equipamentos e outras despesas necessárias para a construção da nova subestação elevatória 69 kV /138 kV em Ribeiro Gonçalves, a construção de 107,5 km de linha de distribuição em 138 kV, a construção da nova subestação Uruçuí III e a implantação de reguladores de tensão, bancos de capacitores e reatores, entre outros equipamentos.

A implantação do Complexo Industrial de Uruçuí, conforme aproveitado pelo Projeto de Lei Ordinária nº 59, aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa e assinado pelo presidente Franzé Silva, tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e industrial da região, gerando emprego e renda para a população dos municípios do cerrado piauiense. Acreditamos que o fornecimento de energia elétrica de qualidade contribuirá para o crescimento da produção industrial nesta área, atraindo novos investidores.

Além disso, também foi aprovada na sessão de hoje a ampliação da área da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba, com a autorização para a transferência da propriedade de um terreno de 311 hectares. Esta transferência possibilitará novos investimentos na Zona de Processamento de Exportação, o que trará benefícios como a geração de empregos diretos e o aumento da renda para a população da região.

Outra importante aprovação desta sessão foi a instituição da Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESPDS). Esta lei estabelece os princípios, diretrizes, objetivos e estratégias para a implementação da segurança pública no estado, em conformidade com a Lei Federal nº 13.675/2018, que criou o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Desta forma, garantimos que nossas ações de segurança estejam alinhadas com as diretrizes nacionais e contamos com a colaboração da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Estado da Justiça e outros órgãos e instituições estaduais, além dos Municípios e da sociedade civil.

Por fim, a Assembleia Legislativa também aprovou a criação da Escola de Gestão do Sistema Único de Assistência Social do Estado do Piauí, que será responsável por capacitar, treinar e especializar gestores, trabalhadores e conselheiros de assistência social, promover estudos e pesquisas relacionados à assistência social e aprimorar a gestão e qualificar os serviços socioassistenciais. Esta iniciativa reforça nosso compromisso com uma política social eficiente e centrada nas necessidades da população.

PRF registra redução de acidentes e apreensões durante o feriado
Geral
Morre apóstolo Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, fundador da Igreja Bola de Neve
Geral
MAIS NOTÍCIAS
Prefeito de Uruçuí recebe título de Cidadão Piauiense
Junior Flex Fios celebra 40 anos com megafesta de oito dias em Pimenteiras-PI
Relacionamento amoroso: Como Manter a Conexão e Intimidade ao Longo do Tempo
Senador Marcelo Castro defende diálogo de Rafael Fonteles com prefeitos da oposição para 2026