por Afonso Celso

Nos dias 6 e 7 de agosto, a Associação Bem Comum, em parceria com a Fundação Lemann, Instituto Natura (Aliança pela Alfabetização) e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), realizará o Seminário Nacional pela Alfabetização. O evento acontecerá no Gran Mareiro Hotel e vai reunir especialistas nas temáticas relacionadas aos programas, intelectuais, lideranças políticas, gestores públicos, pesquisadores e estudiosos da educação de todo o país para debater os avanços, desafios e estratégias para alfabetizar todas as crianças na idade certa através do Regime de Colaboração.

O seminário ocorre em um momento estratégico, em que o Brasil apresenta sinais consistentes de avanço no campo da alfabetização infantil. Segundo o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2024, 59,20% dos estudantes estavam alfabetizados aos 7 anos, no 2º ano do Ensino Fundamental, um número superior ao ano de 2023, que foi de 56%. Esse avanço é atribuído à retomada de políticas públicas estruturantes, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que tem promovido investimentos robustos em formação docente, avaliação diagnóstica e assistência técnica a estados e municípios.

Cerca de 75% dos municípios brasileiros com mais de 5 mil habitantes melhoraram seus resultados de alfabetização entre 2021 e 2023, demonstrando que os investimentos em formação continuada de professores, avaliações diagnósticas e apoio técnico têm surtido efeito nos territórios. Destaque para Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Piauí, que apresentaram um aumento de 12,26 pontos percentuais, 8,42 e 7,34, respectivamente, assim como Goiás, Mato Grosso e Espírito Santo, que também superaram as metas estabelecidas para o ano. Os números das capitais também cresceram, em especial Fortaleza, Vitória e Goiânia, com 74,81%, 73,2% e 69,49% de crianças alfabetizadas, respectivamente.

O evento promoverá discussões com participação de representantes do MEC, Instituto Natura, Fundação Lemann, CAEd e autoridades

Com o objetivo central de promover debates e reflexões sobre temas atuais relacionados à alfabetização de crianças na idade adequada, o Seminário é voltado para representantes dos estados e municípios, bem como outros parceiros institucionais.

A programação contará com palestras, painéis temáticos, relatos de experiências impactantes e mesas redondas, envolvendo nomes de destaque como o ministro da Educação, Camilo Santana, o secretário de Educação do Rio de Janeiro e Presidente do Consec, Renan Ferreirinha, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, o presidente do Inep, Manuel Palacios, além de governadores, senadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais de educação e lideranças de fundações e institutos que atuam na área.

“A alfabetização é um compromisso ético, social e federativo. Para avançarmos com equidade e qualidade, precisamos comunicar melhor as políticas públicas e fortalecer a mobilização de todos os setores da sociedade”, afirma Veveu Arruda, diretor presidente da Associação Bem Comum.

Entre os pontos altos do Seminário Nacional pela Alfabetização, marcado para os dias 6 e 7 de agosto, estão a mesa de abertura com autoridades nacionais e regionais da Educação, painéis temáticos sobre avaliação em larga escala, formação continuada de professores e liderança educacional, além de rodas de discussão sobre comunicação estratégica, mobilização social e inclusão escolar. O evento também inclui apresentações culturais e será encerrado com falas institucionais de representantes do Ministério da Educação (MEC), Instituto Natura, Fundação Lemann e CAEd, consolidando o alinhamento interinstitucional em prol da alfabetização das crianças na idade certa.

O Seminário marca um momento importante de troca entre diferentes esferas da gestão pública e reafirma o papel da comunicação como elemento central para o engajamento das famílias, educadores e gestores em torno da alfabetização como prioridade nacional.

Para saber mais sobre a programação e inscrições para assistir à transmissão online, basta acessar aqui.

Seminário Nacional pela Alfabetização

Data: 06 e 07 de Agosto (quarta e quinta-feira)
Horário: de 9h às 17h (horário de Brasília)

Local: Gran Mareiro Hotel

Sobre a Associação Bem Comum:

A Associação Bem Comum (Bem Comum), fundada em 2018, é uma organização da sociedade civil que tem o objetivo de contribuir para elaborar e/ou executar políticas públicas em áreas que promovam a alfabetização de crianças na idade certa. É formada por experientes profissionais da gestão pública com atuação na rede de escolas municipais e na gestão da educação em diversos estados. Para mais informações: https://abemcomum.org

Sobre o Instituto Natura:

Criado em 2010, o Instituto Natura almeja transformar a educação pública, garantindo uma aprendizagem de qualidade para todas as crianças e jovens nos seis países da América Latina em que está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). Também como forma de atuação, se dedica ao desenvolvimento educacional das Consultoras de Beleza Natura e Avon e trabalha em conjunto com inúmeros parceiros no poder público, no terceiro setor e na sociedade civil. Desde 2024, o instituto ampliou sua atuação para a defesa dos direitos fundamentais das mulheres, desenvolvendo iniciativas voltadas à conscientização sobre o câncer de mama e ao combate à violência contra meninas e mulheres por meio do apoio da Avon, que historicamente tem sido uma parceira comprometida e continua apoiando as ações do Instituto Natura nessa causa.

Sobre a Fundação Lemann:

A Fundação Lemann é uma organização filantrópica familiar, independente e apartidária, que desde 2002 fortalece a educação pública e apoia o desenvolvimento de lideranças diversas e representativas. Juntos, somamos forças com organizações, especialistas e Centros de Pesquisa, investimos em iniciativas inovadoras e produzimos conhecimento aplicado para impulsionar mudanças sistêmicas. Até 2031, nossas ações estão focadas na alfabetização no tempo adequado, na recomposição das aprendizagens com equidade racial e na conexão de lideranças comprometidas com a transformação do Brasil. Para saber mais sobre a Fundação Lemann acesse o site.

Sobre o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF):

 

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), órgão suplementar da Universidade Federal de Juiz de Fora, é referência em avaliação educacional em larga escala, formação de gestores da educação pública e desenvolvimento de tecnologias de gestão escolar.

Com foco em pesquisa e produção de medidas de desempenho e fatores relacionados à aprendizagem dos estudantes, o CAEd atua em parcerias com o governo federal, as redes municipais e estaduais de ensino e instituições e fundações brasileiras e estrangeiras da área educacional. E esse trabalho está prestes a completar 25 anos. Inseridos em diferentes contextos, os projetos e as ações têm um objetivo comum: garantir a todas as crianças e a todos os jovens o seu direito de aprender.

Mais informações para a Imprensa:
Camila Lima | [email protected] | +55 (85) 99633.0981
Waldirene Lisboa | [email protected] | +55 (85) 99669.5790
Mauro Costa | [email protected] | +55 (85) 98879.8474

 

Encontro das Artes leva imersão cultural à Teresina com o melhor da arte piauiense
Eventos
Teresina lança PROVEST, cursinho pré-vestibular gratuito voltado para o ENEM e concursos
Educação
Sem Erro 2025 começa as vendas com recorde de procura
Eventos
MAIS NOTÍCIAS
Piauí Moda House leva moda autoral piauiense ao Festival Fashion Meeting, em São Paulo
MATUÊ CELEBRA ÓTIMA FASE COM A “333 TOUR”
Calor excessivo em Teresina exige cuidados redobrados com os pets
Golpe do falso advogado e falsa assessoria jurídica cresce e preocupa autoridades no Piauí