A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou mudanças importantes no esquema de vacinação contra a poliomielite para reforçar a proteção contra a doença no estado. Desde o início desta semana, as tradicionais duas doses de reforço com a vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como “gotinha”, foram substituídas por uma única dose injetável da vacina inativada poliomielite (VIP), atendendo a uma diretriz nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde.
A nova orientação é respaldada em evidências científicas e alinhada às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com o objetivo de melhorar ainda mais a segurança e a eficácia do esquema vacinal. Segundo Luciane Leal, supervisora da Rede de Frios da Sesapi, “a mudança não compromete a eficácia da imunização. A orientação é que pais ou responsáveis levem as crianças às unidades básicas de saúde para dar continuidade ou iniciar o esquema vacinal com a VIP, garantindo uma proteção completa”.
O novo esquema vacinal agora recomendado pela Sesapi para crianças no Piauí é o seguinte:
– 2 meses: 1ª dose (VIP)
– 4 meses: 2ª dose (VIP)
– 6 meses: 3ª dose (VIP)
– 15 meses: dose de reforço (VIP)
Essa adaptação foi amplamente discutida pela Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), que contou com representantes de sociedades científicas, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Ministério da Saúde. Além disso, países como Estados Unidos e diversas nações europeias já adotam exclusivamente o esquema de vacinação injetável.
As autoridades de saúde reforçam que a vacinação injetável, além de segura, permite uma cobertura imune mais robusta e reduz os riscos de reintrodução do vírus.
VEJA TAMBÉM
PEC do fim da escala 6×1 atinge número necessário de assinaturas; veja quem apoiou o projeto
Piauí tem apenas quatro signatários
PRF registra redução de acidentes e apreensões durante o feriado
Agentes intensificaram o policiamento nas rodovias federais e realizaram diversas ações de fiscalização
Morre apóstolo Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, fundador da Igreja Bola de Neve
Líder religioso conhecido como Apóstolo Rina faleceu após acidente de moto em São Paulo