A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) anunciou, nesta terça-feira (5), que o estado terá uma operação reforçada contra embriaguez ao volante a partir do mês de dezembro. A medida visa aumentar a fiscalização e conscientização sobre os riscos de combinar álcool e direção, especialmente no período de festas, quando o fluxo de veículos tende a crescer.
O diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI, Fernando Aragão, confirmou que o programa, denominado Rota Segura, será lançado como uma versão intensificada da Lei Seca, ampliando as ações para coibir o uso de álcool ao volante. “No próximo mês, estaremos lançando a operação Rota Segura, que funcionará como uma espécie de Lei Seca, onde combateremos de forma mais firme esse tipo de crime, que é a embriaguez ao volante. O objetivo é salvar vidas e diminuir o número de sequelados nas nossas unidades de saúde”, destacou Aragão.
Segundo o diretor, a operação já faz parte de um compromisso firmado pelas forças de segurança para reduzir acidentes e as consequências nas unidades de saúde do estado. Em 2024, mais de mil pessoas foram presas no Piauí por dirigir sob efeito de álcool ou outras substâncias, uma estatística alarmante que reforça a necessidade da nova ação.
“Em todo o estado do Piauí, mais de mil pessoas já foram presas este ano por dirigirem seus veículos sob efeito de álcool ou outro tipo de entorpecente. Segundo pesquisas, um terço das pessoas que perdem a vida no trânsito está sob efeito de álcool. Portanto, temos procurado combater esse tipo de crime para cumprir o que nos comprometemos no pacto pela redução de acidentes, que é, em dez anos, reduzir em 50% o número de mortes e sequelas nas nossas unidades de saúde. Para isso, precisamos que as pessoas entendam que essa combinação é perigosa, pois muitas vidas estão sendo perdidas”, reforçou Aragão.
VEJA TAMBÉM
PEC do fim da escala 6×1 atinge número necessário de assinaturas; veja quem apoiou o projeto
Piauí tem apenas quatro signatários
PRF registra redução de acidentes e apreensões durante o feriado
Agentes intensificaram o policiamento nas rodovias federais e realizaram diversas ações de fiscalização
Morre apóstolo Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, fundador da Igreja Bola de Neve
Líder religioso conhecido como Apóstolo Rina faleceu após acidente de moto em São Paulo