Educação

Primeiro dia do Enem mobiliza mais de 100 mil estudantes no Piauí

por Afonso Celso

Neste domingo, 3 de novembro, mais de 100 mil estudantes no Piauí iniciam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em busca de uma vaga no ensino superior. A abertura dos portões ocorre ao meio-dia, e o início das provas está marcado para as 13h. No primeiro dia, os candidatos enfrentam 45 questões de múltipla escolha de linguagens (que incluem língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), outras 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da redação, que deve ter entre sete e 30 linhas.

Para garantir a segurança do certame, cerca de 600 agentes da Segurança Pública foram mobilizados, com cobertura de 367 locais de prova em Teresina e em municípios do interior do estado. Um Centro Integrado de Segurança foi montado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, assegurando monitoramento e respostas rápidas em possíveis ocorrências.

Procedimentos e documentos obrigatórios

O Inep recomenda que os candidatos levem, além do documento de identidade, o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso. O cartão, que pode ser acessado na Página do Participante do Inep (com login e senha do site Gov.br), informa o local de prova com a instituição e o número da sala, além de dados como o número de inscrição, datas e horários, e a indicação de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, quando aplicável.

O que levar para a prova

Os participantes devem estar atentos aos itens permitidos. O uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é obrigatório. Todos os outros materiais devem ser guardados em um envelope porta-objetos, que será lacrado e colocado sob a cadeira do candidato.

A organização do Enem adotou medidas rigorosas de segurança. Só é permitida a saída dos candidatos após duas horas de prova, com monitoramento por fiscais em qualquer deslocamento, incluindo idas ao banheiro, que incluem o uso de detector de metais. Lanches são permitidos, mas passarão por inspeção dos fiscais.

Declaração de comparecimento e cuidados com logística de documentos

Para os candidatos que precisam comprovar presença no Enem, está disponível na Página do Participante uma Declaração de Comparecimento. Personalizado para cada candidato, o documento deve ser impresso e apresentado no dia da prova ao aplicador da sala de exame. Cada dia de aplicação conta com uma declaração distinta, sendo que o modelo para o próximo domingo já pode ser acessado pelo Inep.

Ao fim das provas, o processo de coleta e envio dos documentos é feito por meio da logística reversa. Os Correios recolhem os malotes, contendo cartões de respostas, folhas de redação e documentos complementares, e transportam os itens às centrais de correção do Inep, acompanhados de escolta militar para segurança do processo.

Reaplicação e futuras datas

Candidatos que encontrarem problemas logísticos ou apresentarem doenças infectocontagiosas terão a opção de reaplicação das provas nos dias 10 e 11 de dezembro, conforme previsto pelo edital. O segundo dia de provas do Enem ocorre no dia 10 de novembro, e contará com questões de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática, num total de 90 questões a serem respondidas em cinco horas.

O gabarito oficial das provas estará disponível em 20 de novembro, e o resultado final deve ser divulgado em 13 de janeiro de 2024.

Importância e impacto das notas do Enem

O Enem, instituído em 1998, é um dos principais indicadores de desempenho do ensino médio no Brasil e oferece múltiplas oportunidades de ingresso no ensino superior. Além de processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), as notas do Enem também permitem acesso facilitado a instituições de educação superior em Portugal, que mantêm acordos com o Inep.

Para os participantes que ainda não concluíram o ensino médio, a participação como treineiros permite uma autoavaliação dos conhecimentos e uma melhor preparação para os processos seletivos.

Inep ENEM 2024
Pensão Uruçuí promove lanche especial em homenagem ao Dia da Mulher
Geral
Inventário extrajudicial: alternativa ágil e menos burocrática para a partilha de bens
Seu direito
“Brega No12” promete ser a maior noite de brega em Teresina
Eventos
MAIS NOTÍCIAS
Rafael Fonteles nomeia Jessyca Aguiar como Gerente da SEINFRA
EMEF Maria do Carmo Viana Neiva realiza evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Divórcio Após a Morte: Como evitar surpresas na herança