Educação

Piauí é o pioneiro nas Américas em incluir Inteligência Artificial na educação básica, confirma Unesco

- Atualizada por Redação

O Piauí é reconhecido pela Unesco como o primeiro território nas Américas a oferecer o ensino de inteligência artificial (IA) na educação básica. Mais de 120 mil alunos da rede pública no estado estão aprendendo a disciplina obrigatória de IA, que passou a fazer parte do currículo do 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio desde o início de 2024.

Na segunda-feira (2), a experiência pioneira do Piauí foi apresentada durante a Semana de Aprendizagem da Unesco, em Paris, pela professora Rosa Vicari e o professor Christian Brackmann. Os dois, juntamente com um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), são parceiros da Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) nesse projeto.

A importância do Piauí nesta área não passou despercebida. Recentemente, o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) também destacou o pioneirismo do estado no ensino de IA na educação básica. Além disso, o projeto do Piauí conta com a parceria do Google, que oferece plataformas e serviços para o desenvolvimento do curso, o que o torna o maior projeto do mundo em número de alunos e entidades envolvidas.

De acordo com um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI), a IA deve impactar 60% dos empregos nas economias avançadas e 40% em todo o mundo nos próximos dois anos. Por isso, além do ensino de IA, a Secretaria da Educação do Piauí também oferece cursos técnicos focados em tecnologia e empreendedorismo, em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

A Seduc também está investindo no ensino de robótica, utilizando uma metodologia que envolve IA e programação, com a Tron Robótica Educativa.

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, a educação pública do Piauí é um exemplo de sucesso, liderado pelo governador Rafael Fonteles. Além do destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Piauí também é reconhecido internacionalmente como um case de inovação e tecnologia na educação. Com isso, os alunos são preparados para enfrentar o mercado de trabalho atual e futuro, garantindo mais oportunidades de sucesso para eles.

Pensão Uruçuí promove lanche especial em homenagem ao Dia da Mulher
Geral
Inventário extrajudicial: alternativa ágil e menos burocrática para a partilha de bens
Seu direito
“Brega No12” promete ser a maior noite de brega em Teresina
Eventos
MAIS NOTÍCIAS
Rafael Fonteles nomeia Jessyca Aguiar como Gerente da SEINFRA
EMEF Maria do Carmo Viana Neiva realiza evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Divórcio Após a Morte: Como evitar surpresas na herança