O Piauí é reconhecido pela Unesco como o primeiro território nas Américas a oferecer o ensino de inteligência artificial (IA) na educação básica. Mais de 120 mil alunos da rede pública no estado estão aprendendo a disciplina obrigatória de IA, que passou a fazer parte do currículo do 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio desde o início de 2024.
Na segunda-feira (2), a experiência pioneira do Piauí foi apresentada durante a Semana de Aprendizagem da Unesco, em Paris, pela professora Rosa Vicari e o professor Christian Brackmann. Os dois, juntamente com um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), são parceiros da Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) nesse projeto.
A importância do Piauí nesta área não passou despercebida. Recentemente, o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) também destacou o pioneirismo do estado no ensino de IA na educação básica. Além disso, o projeto do Piauí conta com a parceria do Google, que oferece plataformas e serviços para o desenvolvimento do curso, o que o torna o maior projeto do mundo em número de alunos e entidades envolvidas.
De acordo com um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI), a IA deve impactar 60% dos empregos nas economias avançadas e 40% em todo o mundo nos próximos dois anos. Por isso, além do ensino de IA, a Secretaria da Educação do Piauí também oferece cursos técnicos focados em tecnologia e empreendedorismo, em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT).
A Seduc também está investindo no ensino de robótica, utilizando uma metodologia que envolve IA e programação, com a Tron Robótica Educativa.
Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, a educação pública do Piauí é um exemplo de sucesso, liderado pelo governador Rafael Fonteles. Além do destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Piauí também é reconhecido internacionalmente como um case de inovação e tecnologia na educação. Com isso, os alunos são preparados para enfrentar o mercado de trabalho atual e futuro, garantindo mais oportunidades de sucesso para eles.
VEJA TAMBÉM
Pensão Uruçuí promove lanche especial em homenagem ao Dia da Mulher
Evento reuniu hóspedes e contou com uma grande variedade de comidas
Inventário extrajudicial: alternativa ágil e menos burocrática para a partilha de bens
Advogada Adara Gomes explica as vantagens e regras do processo extrajudicial
“Brega No12” promete ser a maior noite de brega em Teresina
O cantor Natanzinho Lima é o protagonista dessa festa