por Maria Eduarda

A proposta de emenda constitucional (PEC) que visa eliminar a jornada de trabalho 6×1 no Brasil e estabelecer uma carga horária máxima de 36 horas semanais, distribuídas em quatro dias de trabalho, atingiu o número necessário de assinaturas para ser protocolada na Câmara dos Deputados. A PEC, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSol-SP), tem gerado ampla discussão no Congresso e na sociedade, com defensores e opositores destacando diferentes pontos da proposta.

Com a coleta das assinaturas completas, o projeto agora segue para as próximas etapas legislativas. Durante o processo de coleta, a proposta obteve apoio significativo de parlamentares de diferentes estados, incluindo manifestações públicas em várias capitais do Brasil. No entanto, no Piauí, apenas quatro dos dez deputados federais da bancada piauiense aderiram à petição inicial para a protocolização da proposta.

Abaixo, veja quem assinou a PEC do fim da escala 6×1 até o momento:

Erika Hilton (PSol-SP) – autora da proposta.
Guilherme Boulos (PSol-SP)
Tabata Amaral (PSB-SP)
Marcelo Freixo (PSB-RJ)
Jean Wyllys (ex-deputado, PSol-RJ)
(e outros deputados de diversos estados que assinaram a proposta nas últimas semanas).
No Piauí, os parlamentares que assinaram a PEC são:

Flávio Nogueira (PDT)
Fábio Xavier (PSB)
Márlon Santos (PSol)
Jorge Melo (PSol)

O projeto propõe uma redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais e a implantação de uma jornada de quatro dias de trabalho. Segundo a deputada Erika Hilton, a medida visa garantir mais tempo livre para os trabalhadores, promovendo melhor qualidade de vida, saúde mental e produtividade.

Por outro lado, a proposta enfrenta críticas de setores empresariais e parlamentares, como o deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), que considera a PEC um erro econômico. Arcoverde argumenta que a medida pode gerar impactos negativos, especialmente para setores produtivos que dependem de uma jornada de trabalho mais extensa, podendo resultar em desemprego e instabilidade econômica.

A discussão sobre a PEC promete continuar acirrada nos próximos meses, enquanto ela avança nas tramitações da Câmara dos Deputados.

PRF registra redução de acidentes e apreensões durante o feriado
Geral
Morre apóstolo Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, fundador da Igreja Bola de Neve
Geral
Silvio Mendes cumpre agenda em Londres e estuda projetos para Teresina
Política
MAIS NOTÍCIAS
Prefeito de Uruçuí recebe título de Cidadão Piauiense
Junior Flex Fios celebra 40 anos com megafesta de oito dias em Pimenteiras-PI
Relacionamento amoroso: Como Manter a Conexão e Intimidade ao Longo do Tempo
Senador Marcelo Castro defende diálogo de Rafael Fonteles com prefeitos da oposição para 2026